quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

#FicaDica: Base Fortalecedora Caseira Para Unhas


      Que a verdade seja dita: todos, sem exceção, seguimos alguma dica. Seja ela dada por familiares ou amigos, ou lida em algum artigo, pelas internets da vida. E quando a dica é boa, porque não passá-la á diante!? Foi pensando nisso, que hoje estréia a #FicaDica, com dicas relevantes para mim, e que possam ser relevantes para vocês, também! ^^

      Quando o assunto é saúde das unhas, como vocês se viram? Eu mesma, já usei de tudo, um pouco: bases fortalecedoras e reestruturadoras, bases com trocentos cravos dentro do vidro, Casco de Cavalo... Mesmo esmaltadas, minhas unhas continuavam quebrando e descamando, e o que esses produtos fizeram por elas, é comparativo entre nada e coisa nenhuma (o máximo que fizeram foram protegê-las). Isso porque, estudos comprovam que as unhas são células mortas, compostas por queratina, ou seja, não absorvem nutrientes. Mas, se não absorvem nutrientes, quem o faz? As cutículas. As cutículas, por sua vez, protegem a raiz das unhas contra a entrada de produtos químicos, biológicos, entre outros. Ao cortá-las ou empurrá-las para trás, a raiz fica exposta a possíveis infecções, mas também, á absorção de nutrientes. A raiz das unhas é composta por células germinativas e sua nutrição é feita por pequenos vasos superficiais, localizados na camada mais profunda da pele.

      Chega de nerdice, e vamos ao que interessa!

Base Fortalecedora Caseira Para Unhas

Você vai precisar de:

- Pilão
- 1 Base incolor
- 1/2 Alho
- 1 Cravo

Como fazer:

      Com o pilão, amasse o alho. Coloque o alho amassado dentro do vidro de base, juntamente com o cravo e misture com o próprio pincel. Deixe descansar por, no mínimo, dois dias, antes de usá-la.

Obs.: *A base não precisar estar, necessariamente, cheia. Se estiver, ao colocar o alho e o cravo no vidro, a base transbordará (experiência própria);

*O alho também poderá ser picado;

*O cravo serve para "quebrar" o cheiro do alho. Entretanto, as unhas ficam com o cheiro, que sumirá gradativamente.

Base Fortalecedora Caseira Para Unhas

      Esta é a minha base fortalecedora caseira. Notem que há alguns resíduos de alho, e a coloração da base se altera. Mas, a tendência é tanto o alho, quanto o cravo afundarem, deixando a base por cima. Se houver alguma dificuldade para aplicar a base, será somente quando ela estiver acabando.

Base Fortalecedora Caseira Para Unhas

Base Fortalecedora Caseira Para Unhas

      Quanto á coloração, não sei dizer se amarelará as unhas. Como sempre uso esmaltes escuros, minhas unhas são amareladas e, em mim, não notei diferença.

      Espero que essa dica sirva tão bem para vocês, quanto serve para mim. Desde o começo do ano, faço uso da minha base, e foi com ela que notei minhas unhas crescendo rápido, fortes e quebrando e descamando menos. Quanto ao assunto das unhas serem células mortas, me aprofundarei mais em outro post, onde poderei me posicionar, sem fugir do assunto principal, ok!?

      Ah! E se tiverem alguma dica para compartilhar, não se esqueçam de comentar. Toda e qualquer dica será muito bem vinda, podendo até render o assunto para o próximo #FicaDica? <3

2 comentários:

  1. Dizem que funciona mesmo, mas o cheiro do cravo me apetece.
    Me faz passar mal mesmo :(

    Uso um fortalecedor da Vefic que é bom demais, no primeiro uso vc já sente a diferença.

    Beijo
    |Blog ° Instagram ° WL Store|

    ResponderExcluir
  2. Carina, no começo, eu até ficava incomodada com o cheiro, mas acostumei porque, logo em seguida, comecei a usar tônico de alho e tanto meu shampoo, quanto meu condicionador são á base de alho. Hoje em dia, não me importo mais com o cheiro! o.O
    Agora, essa fortalecedor é novidade pra mim! Nunca tinha visto nenhum esmalte Vefic pra vender, mas, assim que minha base acabar, vou procurar e comprar uma pra testar!
    Beijo, lindona!

    ResponderExcluir

Para que a devida atenção seja dada aos visitantes do blog, os comentários passarão por moderação, onde serão lidos e respondidos.