sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Cronograma Capilar: Hidratação

Faz tempo, desde a Introdução ao Cronograma Capilarum tratamento intensivo para diversos danos. Hoje, explicarei sobre a etapa de Hidratação, responsável por repor a parte hídrica dos nossos fios.

Fonte
O corpo humano é composto por 70% de água, e para que os fios se mantenham hidratados, precisam de, no mínimo, 12% á 15% dessa composição. Com os danos sofridos diariamente e/ou ao longo de processos químicos, os fios perdem sua umidade natural, resultando em ressecamento - podendo levar á quebra -, frizz ou volume indesejado, entre outros. A Hidratação devolverá a umidade, dando brilho, leveza, maciez e maleabilidade aos cabelos. O ideal é analisar as necessidades de suas madeixas, podendo "batizar" seus cremes, para potencializar sua etapa de H. Mas, tenham moderação ao misturar vitaminas, para evitar que ocorra uma hipervitaminose.

Além dos extratos botânicos, listei alguns componentes, comumente encontrados em produtos para essa etapa, e algumas de suas finalidades:

Babosa/Aloe Vera: fortalece os fios, combatendo a queda;

Linhaça: Amacia e dá brilho. É especialmente indicada para cabelos cacheados e crespos, pois funcionam como leave-in, ativando os cachos;

Vitamina A/D-Pantenol: estimula o crescimento e dá brilho;

Vitamina B5/Bepantol: fortalece os fios, evitando a quebra;

Glicerina: absorve a umidade do ar, formando uma película que retem a umidade dentro dos fios.

Se tratando de H, acredito ser totalmente dispensável investir alto em produtos específicos, uma vez que produtos baratos cumprem bem essa função, como é o caso do Yamasterol. Aconselho o investimento em produtos para nutrição e reconstrução, porque alguns dos produtos acessíveis no mercado, possuem baixa concentração de componentes em sua formulação, não cumprindo, de fato, com suas propostas.

*Tempo de repouso: 10 á 25 minutos.

Por fim, fios sem umidade, não absorverão nutrientes; tampouco, porosidade manterá água e nutrientes nos fios. Para um CC bem sucedido, é preciso que uma etapa, complemente a outra. 



2 comentários:

  1. Tenho vontade de testar o cronograma capilar, mas confesso que tenho uma preguiça enorme de lavar o cabelo tantas vezes na semana igual ele costuma pedir... rs
    Sei que dá pra adaptar e tal, mas acabo fazendo do meu jeito mesmo.. rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mone, antes do Cronograma Capilar, meu cabelo estava muito danificado, sabe... No começo, não me adaptei bem, mas quando percebi os primeiros resultados, me disciplinei. E hoje, com dois anos seguindo o CC á risca, minha juba, ÓH... MARAVILHA!

      Excluir

Para que a devida atenção seja dada aos visitantes do blog, os comentários passarão por moderação, onde serão lidos e respondidos.