terça-feira, 7 de outubro de 2014

JORNADA VERMELHA

Prólogo

"Atenção: Este é um guia direcionado a pessoas em busca de CABELOS VERMELHOS. As informações aqui contidas são experiências pessoais, cedidas de bom grado."
Cabelos Vermelhos

Para vocês que não sabem, meus cabelos são vermelhos.
Já estou nessa jornada á quase dois anos, e passei do cabelo preto e virgem, sem descoloração prévia, para o meu amado vermelho.

Partindo da tese de que tinta não clareia tinta, eu não serei leviana em desmentir esse pensamento. O motivo das pessoas se enganarem, está diretamente relacionado á volumagem da água oxigenada utilizada, juntamente com a coloração. Vejam bem, meu conceito se baseia no próprio processo de descoloração capilar por etapas, onde a pessoa que utiliza uma ox. com volumagem inferior, abrirá gradativamente as cutículas dos cabelos, consequentemente clareando os fios e fazendo com que a coloração fique mais intensa. Entretanto, essa ox. clareará até certo ponto, sendo necessário o uso de uma volumagem superior, e assim sucessivamente (gente, esse é um vício quase que generalizado).
   
Comecei a ter essa impressão a respeito da ox. após meu primeiro alisamento com tioglicolato de amônia (falarei mais, em breve). Lembro que cerca de um mês antes, eu havia colorido pela primeira vez, meus cabelos com tintura permanente; mesmo assim, quando a cabeleireira aplicou o Tio, ele removeu o restante da tintura, que literalmente foi pelo ralo. Depois de seco, percebi que meus cabelos estavam mais claros. A partir daí, meu desejo por um vermelho descente só aflorou, e após pesquisas e mais pesquisas, encontrei o blog Moda, Make Up e Rock, que me ajudou muito nesse quesito.

Começava, definitivamente, minha jornada vermelha!

Quando o assunto é coloração, entenda que isso nos levará a uma certa rotina de cuidados que, em sua maioria deverá ser seguida, pois os componentes químico presente na tintura, mais a ox., danificam os cabelos e enfraquecem a raiz. Então, nem pensem em descolorir os cabelos com ox. de 40 volumes, e reparar os danos com hidratações quinzenais apenas com Skala... Antes mesmo de pensar em descoloração e coloração, tenham cabelos saudáveis!

Agora que seus cabelos estão preparados para um processo químico, é hora de escolher sua coloração. Existem três tipos de reflexos em tinturas vermelhas: acobreado, acaju e vermelho. Eu prefiro o reflexo acaju (o famoso "fundo rosado"), pois o desbotamento "água de salsicha" não ocorre rapidamente, mas lembre-se que mesmo este também sendo o seu tipo de reflexo, se houver descoloração prévia e dependendo da base que seus cabelos estiverem, juntamente com frequência de lavagem, mais os produtos utilizados no dia-a-dia, isso contribuirá para um desbotamento rápido.

Depois que seus cabelos estiverem lindos, maravilhosos, sedosos e vermelhos, você acha que acaba por aí? Não. Além da rotina de cuidados, existem os cuidados pós-coloração que você também deverá seguir; como o uso de shampoos próprios para cabelos tingidos, ou o mais indicado: shampoo sem sulfato. Mas se você é desapegada e faz aloka entre uma coloração e outra (eu, eu! o/), intercale o processo de retoque de raiz com banhos de brilho. Banho de brilho é o modo mais eficaz quando se quer dar uma pausa nas colorações. Costumam durar cerca de uma semana e podem ser feitos com tinturas, intensificadores de cor, anilinas ou até mesmo produtos específicos para esse fim, mas se vale uma dica da titia Necro, aqui entre nós, abusem e vivam de banhos de brilho que dá certo (exceto pelo retoque de raiz)!

Existem uma infinidade de produtos para hidratação, nutrição, reconstrução, etc., com uma variedade enorme de preços que cabem no bolso. O que diferencia um cabelo vermelho impecável, de um cabelo vermelho márromenos não é a tintura de farmácia, e muito menos a tintura profissional... mas sim, o cuidado que você tem com os seus cabelos!

Para concluir, cada cabeça é uma sentença. Não é porque comigo as dicas deram certo, que em vocês darão também. Absolutamente TUDO nessa vida é resultado de esforço, persistência e dedicação. E parem de uma vez por todas com o estereótipo das pessoas da pele branca... MIMIMI... Primeiramente, orgulhem-se da cor de sua pele, para depois não sofrerem com o "mal do vitimismo". Abaixem a ditadura da estereótipagem! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que a devida atenção seja dada aos visitantes do blog, os comentários passarão por moderação, onde serão lidos e respondidos.